segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Rostos

Todos os dias enquanto caminhamos pelas ruas, encontramos tantos e tão diversos ROSTOS,no entanto vamos de tal forma absorvidos nos nossos pensamentos que na maior parte das vezes nem nos apercebemos do que se passa à nossa volta.
Passamos esses ROSTOS, a maioria desconhecidos que nunca mais voltaremos a ver, e os quais nem nos interessa por um segundo o que fazem ou o que os preocupa. Simultâneamente claro, nem essas pessoas pensam no que se passará connosco.
Não sei se deveria ser assim, nem sempre fui assim,mas é o que temos. Quiçá o único possível de termos, vendo a dimensão que a população humana alcançou.
Mas quando por alguma razão, temos uns minutos para reflectir, ou temos passar o tempo à espera de alguém ou à espera de um transporte observamos um pouco mais do que se passa à nossa volta,e as vezes até vemos obras e prédios que já foram construídos já faz algum tempo, mas para nós são novos e mais abaixo, naquele canto escondido deparamos-nos com cobertores e caixotes deixados numa esquina por uma pessoa que ao contrário de nós não tem uma casa quentinha para dormir nem uma refeição à espera, por vezes nem para um pão para matar a fome.
Mas nós nunca os vemos, andamos sempre a correr e a dizer mal da nossa vida.
Como somos capazes de semelhante atrocidade? Afinal somos capazes de passar horas a dizer mal da nossa vida, com as nossas crises existenciais quando já temos tantas coisas boas? Devemos agradecer a Deus, ou ao menos à vida o que temos antes de desejar arduamente o que não temos.
Não estou a dizer que o fazemos por maldade ou egoísmo, a verdade é que o tempo escorre pelas nossas mãos e quando nos apercebemos mais um, dia, uma semana , meses vão passando por nós.
Mais um Natal passará, e andam todos preocupados com as compras, as prendas, o jantar... e muito mais, mas essas pessoas, Ó sabem lá elas se nessa noite elas mesmas poderão até sobreviver ao frio.
Muitos voluntários, esse que tiram horas de descanso e conforto para confortar os mais desamparados da sociedade, estarão lá para como anjos da guarda os ajudar a passar mais uma noite fria.

Todos nós somos ROSTOS que outros se cruzam na rua todos os dias, e passamos provavelmente pela sua "objectiva", pois, afinal nem sempre vamos ausentes. Por vezes tiramos algum tempo para observar, elogiar ou criticar o estilo de alguém, o ser humano é mesmo um ser curioso e se me perdoam o excesso, por vezes nem a ele mesmo se conhece!

Open in new window300)this.width=300" width="300" border="0">


http://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=92135

1 comentário:

  1. Raro privilégio de encontrar quem repare nos tão sós!

    Egoísmo desmedido das gentes que absortas nos seus problemas, esquecendo os problemas dos que nada tem.

    Um bem haja, por essa sensíbilidade!

    "Grapilho"

    ResponderEliminar